Bem vindos, esta nova ferramenta disponibilizará aos visitantes notícias em tempo real da Segurança Pública do nosso estado, em especial da PM RN.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Mais três reconhecem estuprador

Subiu para seis o número de pessoas que reconheceram o ex-detento Francisco Damião de Souza, o “Damião de Ladislau”, 33 anos, como sendo o estuprador que agia na estrada carroçável que liga o centro de Extremoz aos conjuntos de São Miguel Arcanjo e Riviera. A informação foi confirmada na tarde de ontem, pela delegada Antônia Deusa, da Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher (DEAM), que está responsável pela investigação.

Na manhã de ontem, “Damião de Ladislau” foi reconhecido por mais duas mulheres e um homem, que estava junto da companheira no momento em que ela foi abusada sexualmente. Segundo a delegada, mesmo com o trabalho de reconhecimento sendo feito de forma rigorosa, os três afirmaram ter “certeza absoluta” que ele era o estuprador que atacava na cidade. “Foi igual ao que fizemos da primeira vez, quando três mulheres o reconheceram (na semana passada). A única diferença é que, desta vez, gravei tudo em vídeo. Isso porque o acusado disse que estava apontando para ele e, assim, incentivando as testemunhas a reconhecê-lo”, afirmou a delegada.

Nesse trabalho de reconhecimento, “Damião do Ladislau”, que ainda se recupera dos dois ferimentos à bala, resultados do confronto com a polícia no dia da prisão, na terça-feira 11, foi colocado em uma sala da enfermaria do Hospital Walfredo Gurgel junto a mais seis detentos, todos com características semelhantes a dele. A testemunha, coberta com uma capa, entrou na sala e constatou se algum dos sete foi o responsável pelo estupro.

“Todas tiveram a mesma reação ao encontrar com o acusado: se emocionaram e falaram que ele era o responsável pelos estupros. Não chegou a ser uma surpresa, visto que o ‘modus operandi’ utilizado nos crimes era, exatamente, o mesmo. Ele repetia as mesmas ações caso a caso”, disse a delegada. Segundo a Delegacia de Extremoz, de fevereiro de 2009 a abril de 2010, foram registrados 12 estupros nessa estrada carroçável. Na maioria, as vítimas estavam acompanhadas por um homem e eram obrigadas a amarrar o namorado ou marido para que o estuprador, que sempre agia armado, pudesse abusar sexualmente dela.

Apesar de todas essas testemunhas, a delegada afirmou que ainda não tem data para terminar o inquérito, visto que, diariamente, novas pessoas aparecem para prestar depoimento. “Ainda aguardamos uma vítima que vem de Fortaleza fazer a identificação. Queremos o máximo de testemunhas possível para poder concluir a investigação”, afirmou Antônia Deusa.

Além dos casos de estupro, “Damião de Ladislau” é investigado por assaltos a mão armada que resultaram no roubo de celulares, dinheiro e joias e a tentativa de homicídio contra um policial militar do Grupo Tático Operacional (GTO), ocorrida durante a prisão do acusado na mesma estrada onde supostamente ele agia, tramita na Delegacia de Extremoz.

Como o acusado foi autuado em flagrante delito, o inquérito deve ser concluído no prazo de dez dias a contar da data da prisão. Contra ele, segundo informações da Secretaria de Segurança Pública, pesa ainda o reconhecimento por parte de outras seis pessoas — cinco delas vítimas de assaltos e uma por tentativa de estupro.

O acusado está sob vigilância, permanecendo algemado à maca. Ele é considerado de alta periculosidade e, inclusive, já cumpriu pena por estupro praticado na cidade de Macau. Em conversa com os investigadores, “Damião de Ladislau” se mostrou frio e negou a autoria dos crimes.


Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário