Bem vindos, esta nova ferramenta disponibilizará aos visitantes notícias em tempo real da Segurança Pública do nosso estado, em especial da PM RN.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Zona Norte lidera em casos de violência e abuso sexual de crianças

O Ministério Público do Rio Grande do Norte divulgou hoje (17), véspera do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, levantamento da 2ª Vara da Infância e da Juventude de Natal, que revela dados sobre violência e exploração sexual de crianças e adolescentes na capital.

Segundo o levantamento, 29% dos casos em Natal são cometidos por adultos entre 30 e 40 anos. Geralmente os agressores são parentes ou vizinhos.

A pesquisa revela ainda que mais de 33% deles são o pai ou padrasto e 9,29%, embora não tenham relação de parentesco, fazem parte do convívio social das vítimas, como vizinhos, por exemplo.

Sobre as vítimas, os dados revelam que 79,05% delas são do sexo feminino; e 31,35% estão na faixa etária dos 8 aos 11 anos. Pelo levantamento, é possível também identificar onde estão essas vítimas. A Zona Norte de Natal é a que registrou o maior índice, com 81 casos, seguida da Zona Oeste, com 53. Depois vem a Zona Leste, com 43, e a Sul, com 29.

O abuso sexual é o tipo de crime mais comum, seja dentro ou fora do núcleo familiar. Segundo o estudo, 94% dos casos foram registrados foram cometidos por familiares e 97% por pessoas sem parentesco com as vítimas.

Os dados da 2ª Vara da Infância e Juventude revelam ainda que as mães são as pessoas que mais denunciam os crimes. Entre as instituições, a Polícia é a que mais esses casos, seguida dos Conselhos Tutelares e do Ministério Público. Em 2009, a Justiça Estadual conseguiu 31 condenações nesses casos.

O Rio Grande do Norte é o 4º Estado no número de denúncias de crimes cometidos contra crianças e adolescentes, segundo o relatório do “Disque 100”. Entre os principais crimes denunciados no Estado apenas em 2010, estão negligência, violência física e psicológica e abuso sexual.


Fonte: DNonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário